PESQUISADORES

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (bolsista Capes/ dedicação exclusiva). Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Licenciada e bacharelada em História pela Universidade do Vale do Paraíba. Professora Substituta da Universidade Federal de Goiás (2007) nos cursos da graduação em História e de Pós-graduação em História Cultural. Diversificada experiência em Educação e no ensino de História (tendo lecionado em todos os segmentos, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições públicas e privadas) . Experiência no campo da pesquisa documental histórica e da pesquisa oral. Ênfase de atuação nas seguintes áreas e temas: História do Brasil; História Contemporânea; História Cultural; Memória e História Oral; História da África, formação do Mundo Atlântico e relações culturais África-Brasil; Escravidão e abolição no Brasil; Tráfico de africanos para o Brasil; Fluxos migratórios contemporâneos; Didática e Prática do Ensino de História; interdisciplinaridade na pesquisa e na educação; processos de ensino-aprendizagem; fotografia. Membro associado da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo. 

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí (2010), especialização em História do Brasil pela Faculdade Latino Americana de Educação (2011), mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2016). É Professor Assistente I do Departamento de História da Universidade Federal do Piauí e docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da mesma instituição. É co-líder do GT "História, Cultura e Subjetividade" (DGP/CNPq) e membro do GT Nacional de História Cultural (ANPUH). Atua como membro do conselho editorial da Revista Espacialidades (UFRN). Tem como principais interesses a História do Brasil Contemporâneo e a Teoria e Filosofia da História, bem como os estudos que articulam História, Cultura e Subjetividade em dimensões como arte, música, cinema, literatura, juventudes, identidades de gênero, espacialidades, práticas discursivas, produção de subjetividades e filosofia da diferença.

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História e o Curso de Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura.

Professor Associado do departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM – Uberaba-MG), Doutor em História pela Universidade Federal de Uberândia (2012), Mestre (2006) e graduado em História pela mesma Universidade (2003). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia. Autor de “Tambores na Noite: a dramaturgia de Brecht na cena de Fernando Peixoto”, pela Editora Hucitec, 2010. Membro do NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura, um dos editores do periódico eletrônico “Fênix – Revista de História e Estudos Culturais”, coordenador do Programa de Residência Pedagógica do curso de História da UFTM. É autor de artigos e capítulos de livros que tratam da temática pesquisada. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teatro, História Contemporânea, Ensino de História, Circularidades Culturais.

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (UFG) com bolsa da CAPES. Possui graduação em Direito pela PUC-GO (2001), e também graduação (2015), especialização (2014) e mestrado (2017) em História pela UFG. É membro do Grupo de Estudos em História e Imagens (GEHIM/UFG) e do Grupo de Estudos em Linguagens Artísticas e Patrimoniais (GEPLAP/UEG). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Império e sua transição para a República, atuando principalmente nos seguintes temas: história, imagem e literatura.

Rodrigo Francisco Dias é Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pela mesma instituição, concluiu o Mestrado em História (2014) e o Curso de Graduação em História (Bacharelado e Licenciatura, 2011). É membro do NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura. Entre os anos de 2009 e 2016, publicou uma série de textos na Coluna do NEHAC no extinto “Jornal Correio de Uberlândia”. Foi um dos organizadores do e-book “Olhares Dissertativos: cinema – crítica – teatro”, publicado em 2015 pela Edições Verona. Durante cinco anos, foi docente da rede estadual de ensino de Minas Gerais, onde atuou como Professor de História (Ensino Médio) na Escola Estadual Messias Pedreiro (Uberlândia – MG). Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Bambuí). Tem interesse nas áreas de História e Cinema, História do Brasil, História e Linguagens Artísticas, Ensino de História, Teoria da História e Historiografia.

Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU). Pesquisador do Núcleo de Estudos em História da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU). É autor de “A Companhia Estável de Repertório de capa, espada e nariz: Cyrano de Bergerac no teatro brasileiro” (Editora Verona, 2015).

Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondonópolis-UFR. Doutora em História pelo PPGHIS da Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa Linguagem, Estética e Hermenêutica. Licenciada e bacharel em História pela UFU, onde também concluiu o seu mestrado. Pesquisadora dos grupos de pesquisa do CNPq: “NEHAC – Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura”, “História Cultural”, “História e Estudos de Gênero” e “Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo”. Desenvolve trabalhos com ênfase nos assuntos Gênero, sexualidade, Arte/Sociedade, História / Linguagens Artísticas, especialmente nos campos do Teatro, Cinema e Dança. Coordena o Projeto de Pesquisa “IDENTIDADES DE GÊNERO E SEXUALIDADES PELAS LENTES DO CINEMA: ANÁLISES INTERDISCIPLINARES ENTRE ENSINO DE HISTÓRIA, CINEMA E GÊNERO”.

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Possui Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2017), Especialização em Formação de Professores com Ênfase no Magistério Superior pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-SPO (2011), graduação em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU (2005) e graduação em Automação de Escritórios e Secretariado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo – FATEC-SP (2000). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP-SPO. Desenvolve trabalhos relacionados principalmente aos seguintes temas: Política Públicas Educacionais, Formação de Professores, Saberes Docentes, Relações de Poder na demarcação de territórios e territorialidades. 

Graduado (2005) em História pela Universidade de Passo Fundo, Mestre (2007) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Doutor (2016) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com período sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Pós-doutorado (2016-2019) no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas, pesquisando relações entre urbanização, modernização e patrimônio cultural, atuando também como professor e co-orientador em nível de mestrado e doutorado. Atuou como professor na Universidade do Estado de Mato Grosso, na Universidade de Passo Fundo, na Universidade Federal de Pelotas e na Escola de Ensino Fundamental St. Patrick. Possui experiência em museus, tendo atuado como estagiário e coordenador pedagógico do Museu Histórico Regional de Passo Fundo. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Campina Grande, na Unidade Acadêmica de História e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em História na linha Cultura e Cidade, ambos do Centro de Humanidades. Temas de interesse: comemorações, memória, patrimônio, imaginário, ensino de história.

Economista; Especialista em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional; Mestra em Ciências do Curso de Pós-graduação em Ciências sociais em desenvolvimento, agricultura e sociedade (CPDA/UFRRJ); Doutoranda em Geografia.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (1996), mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP Franca (1999) e doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2004). Estágio Pós-doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerias – UFMG (2016). É professor associado da Universidade Federal de Jataí, atuando no Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Goiás – UFG -, em Goiânia desde 2005. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: História; Baudelaire; Literatura; Espaço Urbano; Cidades; Goiás urbano no século XIX; Viajantes naturalistas em Goiás no século XIX; História Regional e História Local.

Bacharel e Licenciado em História pela UNAR (1996). Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul/Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP (1999/2006). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas/SP (2003), Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/SP (2008) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas/SP – UNICAMP (2014). Graduado em Filosofia pela USP (2021). Atualmente é Professor Doutor Adjunto I da Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, trabalhando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Tem experiência nas áreas de História Geral e do Brasil, Ética e Filosofia Política, Teorias Políticas, Religião e Mídia.

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco; pós-doutor em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz – Rio de Janeiro e pós-doutor em História na PUC-SP. Atualmente é pesquisador do CNPq – PQ2 e membro do conselho editorial de revistas científicas. Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande. Faz parte do quadro de avaliadores institucionais e de curso do BASIs/INEP/MEC. Autor de livros didáticos na área de História. Autor de livros de Metodologia da Pesquisa e do Ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: história cultural das práticas educativas; ensino de história, história e saúde, educação médico-escolar, arquitetura escolar. Desenvolve projeto apoiado pelo CNPq intitulado: “O Espelho da boca”: interfaces entre a implantação de clínicas escolares dentárias e a assistência à saúde bucal infantil nos Anais dos Congressos Odontológicos Latinoamericanos (1920-1929).

Professora Assistente Doutora no Programa de Pós-Graduação em Educação, Artes e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora Titular Aposentada da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrou até março de 2020 o Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da UFU. Seus trabalhos têm se voltado preferencialmente para o diálogo entre História e Teatro. É autora de Vianinha – um dramaturgo no coração de seu tempo [São Paulo: Hucitec, 1999]; A Crítica de um Teatro Crítico [São Paulo: Perspectiva, 2007]; Teatro Brasileiro: Ideias de uma História [São Paulo: Perspectiva, 2012, em coautoria com J. Guinsburg]; História e Teatro: Discussões para o Tempo Presente [São Paulo: Edições Verona, 2013, ebook] e Antonio Fagundes no palco da história: um ator [São Paulo: Perspectiva, 2018]. Publicou inúmeros artigos em periódicos especializados e capítulos de livros. Em parceria, organizou várias coletâneas, dentre as quais se destacam: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec, 2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], 1968 – 50 anos depois – Culturas – Artes – Políticas: utopias e distopias do mundo contemporâneo [LiberArs, 2020]; História Cultural: reflexões contemporâneas [Edições Verona, 2020], entre outras. Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [São Paulo: Perspectiva, 2009] e no Léxico de Pedagogia do Teatro [São Paulo: Perspectiva, 2015]. Em parceria com J. Guinsburg, organizou o livro J. Guinsburg, A Cena em Aula [São Paulo, EDUSP, 2009], assinou o capítulo introdutório da edição fac-simile da Revista Dramática [São Paulo: EDUSP, 2007], além do texto Weaving the Narrative of the Construction of the History of Brazilian Theater in the 1970s, dentre outras realizações. É uma das editoras do periódico eletrônico Fênix (UFU. Online) Fênix: Revista de História e Estudos Culturais (ISSN 1807-6971). É uma das coordenadoras da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec – São Paulo – SP), da Coleção Teatro (Editora Hucitec – São Paulo – SP). É coordenadora editorial de Edições Verona. Integra o Conselho Editorial do selo História da Editora Fino Traço (Belo Horizonte – MG), além de conselhos editoriais de periódicos especializados. Integra o Comitê Científico da coleção America Latina Storia e Cultura [CISU, Roma]. É líder dos seguintes Diretórios de Pesquisa do CNPq: a) Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), certificado em 2001; b) História Cultural, certificado em 2009 c) Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. É coordenadora GT Nacional de História Cultural da ANPUH, além de integrar o seu Comitê Científico. Coordenou o convênio internacional entre a Università Degli Studi di Gênova e a Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente está em atividade o convênio entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Universidade de Coimbra. Bolsista Produtividade 1C CNPQ.

É Bacharel e Licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1986) e Doutor em História pela mesma instituição (1996). É Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC – UFU). Dentre suas atividades de pesquisa, vale salientar que, desde 2003, é bolsista Produtividade do CNPq, tendo desenvolvido, de forma ininterrupta, diversos projetos. Atualmente, estão em andamento as atividades relacionadas à pesquisa intitulada “Filmes históricos brasileiros da década de 1990 – um olhar atento para o processo de globalização”, financiada pelo CNPq (Bolsa Produtividade CNPq – 1 D – Processo 309286/2019-0), com vigência de marco/2020 a Fevereiro/2024. No que se refere à inserção internacional, cabe destacar: 1) é vice-líder da Rede Internacional de Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo; 2) participou do Convênio Internacional entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e a Universidade de Coimbra; 3) participou do Convênio Internacional (UFU – Università Degli Studi di Genova); 4) publicou artigos científicos em periódicos especializados internacionais [Nuevo Mundo-Mundos Nuevos (Paris – França), Naveg@merica (Murcia – Espanha) e Confluenze (Bologna – Itália)]; 5) publicou capítulos de livros por Editoras internacionais, tais como INOLAS Publishers Ltd (Londres), Ediciones Universidad de Salamanca (Espanha) e Euno Edizione (Itália); 6) apresentou trabalhos em diversos Eventos Científicos Internacionais (Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, México); 7) Em 2021, apresentará trabalhos na Espanha (Salamanca), França (Reims Champagne Ardenne) e na Itália (Veneza), em Eventos Científicos Internacionais remotos, pela Internet. 8) Em 2022, participará de Evento Científico em Helsinki (Finlândia). É autor de livros autorais: Cinema e História do Brasil [4ª. ed. (revisada) São Paulo: Edições Verona, 2013. v. único. 116p.], em colaboração com Jean-Claude Bernardet e Canibalismo dos Fracos (Bauru: EDUSC, 2002. v. único. 362p). Colaborou no Dicionário do Teatro Brasileiro: Temas, Formas e Conceitos [2 ed. revista e ampliada, São Paulo: Perspectiva, 2009]. No tocante à sua inserção nacional, merece ser ressaltada sua participação no Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. Ademais, publicou artigos científicos em diversos periódicos especializados nacionais, tais como Revista do Brasil (Rio de Janeiro – RJ), Cultura Vozes (Petrópolis – RJ), História & Perspectivas (Uberlândia – MG), Estudos de História (Franca – SP), Espaço Plural (Unioeste – Marechal Cândido Rondon – Pr), Revista Universitária do Audiovisual (São Carlos – SP), ArtCultura (Uberlândia – MG), Perseu: História, Memória e Política (São Paulo – SP), e Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (Uberlândia – MG). Participou da organização das seguintes obras: História e Cultura: espaços plurais [Asppectus, 2002]; A História Invade a Cena [Hucitec, 2008]; Imagens na História [Hucitec,2008]; Olhares sobre a História [Hucitec, 2010]; Criações Artísticas, Representações da História [Hucitec, 2010]; Escritas e Narrativas Históricas na Contemporaneidade [Fino Traço, 2011]; Paisagens Subjetivas, Paisagens Sociais [São Paulo: Hucitec, 2012]; Temas de História Cultural [São Paulo: Hucitec, 2012]; Circularidades Políticas e Culturais: Percursos Investigativos [Hucitec, 2012]; Narrativas Ficcionais e Escrita da História [Hucitec, 2013]; Escritas da História: Ver, Sentir, Narrar [Hucitec: 2014]; Circularidades Políticas e Culturais: Fronteiras, Linguagens e Cidadania [Edições Verona, 2015]; Escritas, Circulação, Leituras e Recepções [Hucitec, 2017]; Memória Coletiva, Memória Individual e História Cultural [Edições Verona, 2018]; Confrontos entre História e Utopias ou o Centenário da Revolução Russa [Liber Ars, 2018], 1968 – 50 anos depois – Culturas – Artes – Políticas: utopias e distopias do mundo contemporâneo [LiberArs, 2020]; História Cultural: reflexões contemporâneas [Edições Verona, 2020]. Quanto às atividades editorias, cabe colocar em relevo: 1) integra conselhos editoriais de periódicos científicos especializados; 2) é um dos coordenadores da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec); 3) é um dos editores do periódico científico (eletrônico) Fênix – Revista de História e Estudos Culturais (www.revistafenix.pro.br) (ISSN – 1807-6971) e 4) participa da coordenação editorial de Edições Verona. Até o momento, orientou 25 dissertações de mestrado, 17 teses de doutorado, 33 iniciações científicas, 56 trabalhos de conclusão de curso, além de 15 orientações de outra natureza. Estão em andamento a orientação de 02 Monografias de Curso (TCC), 03 teses de doutorado e 01 dissertação de mestrado. Publicou 2 livros autorais. Publicou 47 capítulos de livros. Organizou 24 coletâneas. Publicou 37 artigos científicos.

Formado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão de EaD pela Universidade Federal Fluminense (UFF) Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e pós-doutorando pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Curso de História em EaD e Coordenador-Adjunto do curso de Pedagogia com foco em EaD, ambos na UPM. Professor no Ensino Superior, tendo lecionado na Universidade de Cuiabá (UNIC), Faculdades Afirmativo (FAF) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Pesquisa o protestantismo histórico no Brasil, sobretudo em sua fase de implantação na transição do Brasil Império para República, tanto no aspecto religioso, quanto educacional e político. 

Doutora em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP ( 2007). Título: Mulheres em movimento, movimento de Mulheres: a participação feminina na luta pela moradia na Cidade de São Paulo. Mestre em Educação, Artes e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM (2001).Título: Estudo Sobre a Quarta Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas sobre a Mulher, em Beijing, à Luz de Temas do Brasil. Bacharel em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP (1989).Trabalho de Pesquisa Literatura como documento da História: os imigrantes italianos na obra Brás, Bixiga e Barra Funda de Alcântara Machado. Licenciatura em História, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.(1993). Professora Pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde 1990. Coordena e Ministra aulas na Pós-Graduação no Programa Educação, Arte e História da Cultura.

Doutor e Mestre (2018) em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM. Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Universidade Paulista – UNIP (2012). Possui graduação em Pedagogia com ênfase em Administração Escolar (2014), em Geografia (2008) e em História (2005). É autor de Maria Antônia: um retrato além da moldura [Appris, 2019]; Manipulando Almas: a construção do imaginário paulista na República Velha [Schoba, 2012]. Em parceria, organizou: Trilhando Horizontes: as relações entre Educação e Sociedade [Verona, 2021]; Tecituras Interdisciplinares: Diálogos entre Educação, Arte e História da Cultura [Appris, 2020]; Entre Caminhos: reflexões sobre planejamento, perspectivas educacionais e possibilidades de aprendizagem [CRV, 2020] e Para além dos muros da escola: o universo das crianças [Linea, 2013]. Colaborou na trilogia: História do Estado de São Paulo: a formação da unidade paulista [Editora UNESP; Imprensa Oficial; Arquivo Público do Estado, 2010], sendo um dos responsáveis pelo 3º vol. – Governo e Municipalidade. Atualmente desenvolve suas pesquisas nos seguintes campos do conhecimento: História Regional; História Cultural com ênfase nos “Lugares de memória”; História da Educação no Brasil; Geografia Cultural; Processos Avaliativos na Educação; Tecnologias e Culturas Digitais na Educação.

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie (Bolsista CAPES). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Foi bolsista SETI/PR no projeto de extensão “Laboratório de Ensino de Sociologia” (2010). Bacharel em Antropologia na Universidade Estadual de Campinas (2016 – Atual). Desenvolveu trabalhos na área de Mobilidade urbana, Ensino de sociologia e interdisciplinaridade, cartografia urbana e processos de imaginação. Atualmente pesquisa o movimento MSTC (Movimento Sem Teto do Centro), assim como a biografia de Carmen da Silva Ferreira e as ações políticas e sociais na Ocupação Nove de Julho. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imaginação sociológica, etnografias urbanas, Biografia, Movimentos sociais e processos de transformação, Arte política.

Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Goiás (Mestrado). Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens – LEDLin/ UFMS e do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU). Membro associado da Rede de Pesquisa em História e Cultura no Mundo Contemporâneo.Tendo experiência na área de História, com ênfase em História Cultural, e Ensino de História. Autor do Livro Ney Matogrosso… para além do bustiê: performances da contraviolência na obra Bandido (1976-1977).

Possui graduação em Historia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Mestrado em História pela Universidade Federal da Paraíba (PPGH-UFPB) onde desenvolveu a pesquisa intitulada “Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912-1924) e Doutorado em Educação (PPGE/UFPB) com a tese intitulada “Physicamente vigorosos: medicalização escolar e modelação de corpos na Paraíba (1913-1942)”, Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, na área de Didática e Ensino de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPEC/UFRN), Campus Natal. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PPGH/UFCG). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN).

Bacharel (2002) e licenciado em História (2004) pela Universidade Federal de Uberlândia, mesma instituição por meio da qual obteve os títulos de Mestre (2005) e Doutor (2011) em História. É docente dos cursos de Graduação em História e de Mestrado em Estudos Culturais, ambos do Campus de Aquidauana da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais no mandato 2019-2021 e lidera o Laboratório de Estudos em Diferenças & Linguagens – LEDLin (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0636216826961060). É editor de Albuquerque: revista de história (ISSN 2526-7280, on line; 1983-9472, impresso). Tem atuado no campo dos Estudos Culturais e dos Estudos Gays, Lésbicos & Transgêneros, bem como na produção e circulação das Linguagens Artísticas e das Mídias. O eixo que une tais campos é aquele das experiências de gênero e da sexualidade, a partir de suas expressões político-sociais e estéticas.

Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. É professora do departamento de História e do programa de pós-graduação em História (PPGHIS) da Universidade Federal de Mato Grosso. Dentre suas atividades internacionais, cabe destacar: (1) é integrante da Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico; (2) organizou Evento Científico Internacional; (3) apresentou trabalhos em Eventos Científicos Internacionais (EUA, México, Chile e Argentina); (4) faz parte de Conselho Editorial de Editora Universitária Internacional (Polônia). No que se refere à atuação nacional, merecem realce: (1) organizou coletâneas com participação de autores nacionais e internacionais; (2) integra o GT Nacional de História Cultural, (3) coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Linguagens e Cultura – Gepehlc (UFMT/CNPq). Atualmente, tem se dedicado a pesquisas sobre História na segunda metade do século XX no Brasil, Culturas de Oposição e História e Humor. Foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (de 2005 a 2011). Foi editora-chefe da Revista Territórios & Fronteiras (de 2017 a 2020). Publicou 2 livros e capítulos de livros e artigos científicos. Orientou 35 monografias, 11 Iniciações Científicas, 07 dissertações de mestrado.

Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás com sanduíche na Università Degli Studi di Genova, Itália. Possui graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (1999) e em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Fez Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010).Recebeu o Prêmio Tese Sandra Jatahy Pesavento em História Cultural em 2018 (concedido a melhor tese defendida em 2017, na área de História Cultural. Atuou como professora na área de História na Universidade Federal de Goiás. Integra o Grupo de Estudos de História e Imagem (GEHIM – UFG/CNPq) com desenvolvimento de pesquisa sobre artistas italianos no Brasil e História da Arte no Centro Oeste. Publicou o livro Nazareno Confaloni, Olhares, Trocas e Sensações. Atua na área de História com ênfase em História Cultural, História Cultural da Arte e História das Imagens.

Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985). Possui Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade de Araraquara (1990). Possui MBA em Administração Geral – UNISEB COC (2010). Mestre em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutoranda no Programa de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq História Cultural – Professora Doutora Rosangela Patriota Ramos Bolsista PROSUC/ Capes modalidade I Mantenedora de escolas de Educação Básica (Educação infantil, Ensino Fundamental e Médio); Professora convidada na área de Moda nos cursos de Pós-Graduação: ECA -USP (Estética e Gestão da Moda);UP Mackenzie (Direito da Moda), Faculdade Belas Artes SP (Mercado de Moda e Consumo).

Pesquisador de Filosofia pela Universidade de Basileia e no Polo Nacional de pesquisa Eikónes. Professor de Estética no Departamento de Artes Plásticas de Paris 8. Catedrático de Estética y Filosofia da Arte no Departamento de Filosofia na Faculdade de Letras na Universidade de Friburgo, Suíça.

Possui doutorado em Filosofia – Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (2003). Tem experiência de pesquisa na área de Filosofia. Bacharel e Mestre pela Universidade de Belgrado, continuou seus estudos de filosofia na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, e defendeu sua tese de doutorado intitulada “(Última) Guerra e a Instituição de Filosofia”, na Universidade de Paris Nanterre, em 2003. Seus principais interesses de estudo são filosofia política, fenomenologia, filosofia do direito, filosofia da arquitetura e da cidade, ontologia social e tradição política judaica. Bojanić ocupou cargos na Cornell University, University of Aberdeen, University of Belgrade, University of Macerata, Ural University, em Yekaterinburg. De 2011 a 2019, foi Diretor do Instituto de Filosofia e Teoria Social da Universidade de Belgrado. Desde 2009, ele dirige o Centro de Ética, Direito e Filosofia Aplicada (CELAP) e, desde 2013, é pesquisador do Centro de Estudos Avançados do Sudeste Europeu da Universidade de Rijeka (CAS SEE) e, a partir de 2020, é presidente do Instituto de Engajamento Democrático do Sudeste Europeu (IDESE). Sua obra foi traduzida para o inglês, italiano, alemão, espanhol, francês, russo, húngaro, português.

PhD em Inglês e Literatura Comparada (2008), UNC (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill), EUA. María Celina Bortolotto mudou-se dos Estados Unidos para a Nova Zelândia em 2008 e, em 2011, ingressou no Programa de Espanhol da Universidade Massey. Começou como Professora Adjunta de Espanhol na UNE em 2012. Se interessa em explorar a inter-relação entre valores culturais e emoções individuais como é representada na ficção literária. Suas pesquisas se valem da abordagem interdisciplinar para ler e interpretar a relação entre emoções (especialmente vergonha e humor) e identidades culturais na ficção contemporânea do Caribe, América Latina e Estados Unidos, reunindo crítica literária, pesquisa psicanalítica e teoria pós-colonial e de gênero.

Defendeu tese de doutoramento em Filosofia Contemporânea na Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e colaboradora do Collège d’Études Juives da Universidade da Sorbonne. É professora do Ensino Secundário e foi professora do IADE (Creative University of Lisbon) entre 2011 e 2016. É colaboradora na Revista Colóquio-Letras, colaborou com a Revista Relâmpago, Mea Libra, Golpe d’Asa, Pensamento, Diverso, Philosophica, Revista de História das Ideias (Universidade de Coimbra) e em diversas revistas literárias e académicas e membro do Conselho Editorial do Caderno do Grupo de Estudos Walter Benjamin GEWEBE. Foi Professora Visitante no Brasil em 2013 (Brasília, Goiânia e Rio de janeiro), tendo apresentado diversas conferências internacionais (Brasil, França, Inglaterra, Alemanha, Índia, Espanha, etc), assim como tem publicado vários ensaios em livros colectivos e em revistas internacionais de literatura e de filosofia. Tem igualmente organizado vários congressos, consagrados ao pensamento de María Zambrano (2006), Walter Benjamin (2008), Levinas (2009), Paul Celan (2012). Recebeu o Prémio de Apoio à Edição de Ensaio 2002 da Direcão-Geral do Livro e das Bibliotecas, dependente do Ministério da Cultura pela sua tese de mestrado: O Anjo Melancólico: Ensaio sobre o Conceito de Alegoria na obra de Walter Benjamin. Foi membro da Direção do PEN Clube Português, sócia da APE (Associação Portuguesa de Escritores) desde 2014 e da APCL (Associação Portuguesa de Críticos Literários).

O Prof. Dr. Roger Chartier (Collège de France) é historiador, pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor aposentado do Collège de France, em Paris. Chartier é um ensaísta especializado em história da cultura, com destaque para a história do livro e da leitura na Europa. Publicou e dirigiu numerosas obras: Histoire de l’édition française em quatro volumes (Fayatd, 1989 – 1991), Histoire de la Lecture dans le monde occidental (Seuil, 1997), Culture écrite et societé. L’ordre des livres XVI-XVII siècres (Albin Michel, 1997)

Dr. Gilles Fumey é professor de geografia, na Sorbonne, NoSPE, Paris 4.  Pesquisador da unidade de pesquisa conjunta do CNRS-SIRICE (Sorbonne- Identidades, relações internacionais e civilizações da Europa). Seus temas de pesquisa estão relacionados as perspectivas dos Espaços de Natureza e Cultura; Geografia cultural de produtos alimentícios, identidades comida e culinária, cadeias alimentares, mercados, geopolítica, história cultural. É membro da Associação para o Desenvolvimento do Festival Internacional de Geografia de Saint-Dié-des-Vosges (ADFIG).

Possui doutorado em História pela Universidad Iberoamericana Cidade do México (2010). Mestre em Estudos Sociais e Políticos Latino-Americanos, pela Universidade Alberto Hurtado, Chile (2004). Bacharel em Ciências Sociais e Econômicas, Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia, (2001). Atualmente é professora pesquisadora da Universidade Autônoma do Chile. Atua em pesquisas com ênfase na área da história colonial hispano-americana com domínio dos assuntos sobre o tráfego comercial, espaços socioeconômicos, redes, empresas, famílias, elites e poder do século XVIII; especialista em estudos sociais e políticos comuns à ciência política e história social, tratando de questões sobre o Estado e o poder; trata de temas da história cultural e social latino-americana.